IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Venezuela fecha acordo com Rússia para vencer "guerra do pão"

22/08/2017 20h32

Caracas, 22 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira que estabeleceu um "acordo estratégico" com a Rússia, por pelo menos dez anos, para o fornecimento de grãos ao país e, assim, poder vencer a "guerra do pão", em alusão à escassez que aflige a nação há vários meses.

"Estabelecemos um acordo estratégico, para 10 anos pelo menos, de fornecimento de grãos. Bom para um país que, por razão da sua cultura petroleira, começou a consumir mais grãos, dado que nos sobravam os dólares para trazer o que era preciso trazer", disse Maduro durante uma coletiva de imprensa com meios de comunicação locais e estrangeiros.

Além disso, indicou que como parte deste acordo esta semana chegará ao país "a primeira carga de grãos russos à Venezuela" e "todos os meses chegarão cargas suficientes".

Em outubro do ano passado, Maduro assegurou que o presidente russo, Vladimir Putin, lhe ofereceu seu apoio para vencer as "máfias padeiras" que, segundo o governante venezuelano, operam em seu país, e que se selaria um acordo "para garantir todo o grão" que a nação caribenha necessita.

Quatro meses depois anunciou que o seu governo implementaria um plano para ganhar "a guerra do pão", algo pelo que culpou o grêmio de padarias, o qual classificou como "hipócrita, perverso e malvado".

A Venezuela enfrenta uma escassez de produtos básicos alimentícios, entre os quais se encontram a farinha de grão, de milho, óleo e açúcar, entre outros.

Segundo Maduro, a situação de escassez tem a ver com a "guerra econômica" que a oposição supostamente desenvolve junto às empresas privadas e com a ajuda dos Estados Unidos, que tem como fim a desestabilização do seu governo.