Bolsas

Câmbio

Diretor da AIEA defende energia nuclear na Expo Astana 2017

Astana, 28 ago (EFE).- O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, visitou nesta segunda-feira Expo Astana 2017, focada na energia do futuro, onde elogiou as vantagens da eletricidade produzida por meios nucleares.

"Todos os países precisam garantir suficiente energia para promover o crescimento econômico, enquanto trabalham para mitigar os efeitos da mudança climática. A energia nuclear ajuda a abordar esses dois desafios", disse Amano.

O diretor da AIEA lembrou, além disso, que amanhã ocorrerá a abertura de um banco de urânio pouco enriquecido (LEU, na sigla em inglês) no Cazaquistão.

"O banco LEU servirá como um mecanismo de último recurso para dar confiança aos países que poderão obter urânio pouco enriquecido para a fabricação de combustível para centrais nucleares em caso de uma interrupção imprevista e não comercial de seus estoques", explicou.

Amano visitou o pavilhão sobre energia atômica da Expo Astana 2017, onde pôde ver o processo de mineração do urânio através do método de lixiviação, que é reconhecida pela AIEA como a forma mais sustentável de extrair urânio.

A Expo Astana 2017, que procura debater a importância de avançar para um sistema energético mundial cada vez mais baseado em energias renováveis, ocorre até 10 de setembro na capital do Cazaquistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos