IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maduro anuncia plano agrícola para enviar 200.000 jovens ao campo

12/09/2017 22h50

Caracas, 12 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira um "plano especial de produção agrícola" para que "pelo menos 200.000 jovens se desloquem ao campo para produzir alimentos" e formar empresas cooperativas apoiadas e supervisionadas pelo governo.

"Eu quero um plano especial de produção agrícola para que, destes 700.000 jovens do Plano Chamba (de trabalho Juvenil), pelo menos 200.000 jovens se desloquem ao campo para produzir alimentos e eu lhes garanto tudo. Vamos garantir-lhes moradia, onde viver, educação para a produção do campo", afirmou o governante.

Maduro lembrou que "há muitos jovens que já estudaram diversas carreiras vinculadas à produção de alimentos, à produção agrícola".

"Se você se formou na universidade como profissional agrônomo, o que faz vivendo em Chacao (município de classe média do leste de Caracas)? Vá para Portuguesa, Guárico, Barinas (estados rurais) e lhe garantimos moradia, um bom salário, crédito, terras, uma empresa cooperativa, monitorada, apoiada", acrescentou.

O governante fez estas declarações em um discurso televisionado ao final de um Conselho de Ministros em que pediu "o apoio da Juventude Socialista Unida da Venezuela para o Plano Chamba Juvenil do Campo".

Maduro adiantou também que 20.000 jovens vão se incorporar em outubro a um "plano de agricultura urbana" que incluirá fórmulas para garantir "a proteína animal no bairro, na comunidade".

"Estamos buscando soluções criativas na visão socialista, produtiva", explicou o presidente da Venezuela, país que sofre uma grave crise humanitária causada pelo desabastecimento de produtos básicos e a inflação galopante que sufoca sua economia.