IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed diz que existe "ampla escassez de trabalhadores" nos EUA

18/10/2017 17h40

Washington, 18 out (EFE).- O Federal Reserve (Fed) informou nesta quarta-feira que a atividade econômica nos Estados Unidos continua em ritmo moderado, mas ressaltou que existe "escassez de trabalhadores" em certos setores.

"Apesar do extenso ajuste no mercado trabalhista, a maioria dos distritos reportaram somente pressões salariais entre modestas e moderadas", diz o relatório do banco central americano conhecido como "livro bege", que contém informações sobre os 12 distritos demarcados pelo Fed para dividir o país.

O órgão ressaltou que a escassez de trabalhadores em determinados setores "estava também freando o crescimento dos negócios".

"Os 12 distritos relataram que as empresas estão enfrentando dificuldades para contratar funcionários qualificados", acrescenta o relatório, cujos dados se referem ao período entre 29 de agosto e 6 de outubro.

O índice de desemprego nos EUA atualmente é de 4,2%, o menor desde 2001.

O banco central americano elevou os juros básicos em duas ocasiões neste ano, para o patamar atual de 1% a 1,25%, e disse que pode fazer mais uma elevação ainda neste ano.

O órgão dirigido por Janet Yellen tem previstas duas reuniões sobre política monetária antes de janeiro: uma no final de outubro e outra em meados de dezembro.