IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Arábia Saudita retoma voos ao Iraque pela primeira vez em 27 anos

30/10/2017 09h57

Riad, 30 out (EFE).- A companhia aérea nacional saudita, Saudia, anunciou nesta segunda-feira a retomada dos voos regulares ao Iraque, suspensos em 1990 pela Guerra do Golfo, no contexto de uma aproximação diplomática entre ambos países.

O voo inaugural deve partir esta tarde da cidade de Jidá com destino a Bagdá levando dirigentes da companhia aérea, 107 peregrinos iraquianos que retornam ao seu país depois de visitar Meca e jornalistas.

"Este passo coincide com o desenvolvimento que vivem as relações entre ambos países", disse o assistente de direção da Saudia, Abderrahman Tayyip, em declarações à agência oficial saudita "SPA".

A Saudia efetuará 28 voos por semana ao país vizinho de vários aeroportos sauditas, entre eles o de Medina, vizinho à Meca, que ainda está em fase de preparação para receber estes voos.

Após a invasão iraquiana do Kuwait em agosto de 1990, ambos países romperam suas relações diplomáticas e interromperam seu tráfego aéreo e fecharam sua fronteira comum, que foi reaberta no último mês de agosto.

O Iraque reabriu sua embaixada em Riad após a derrocada de Saddam Hussein em 2003, mas a Arábia Saudita só reabriu sua sede diplomática em Bagdá no ano passado, devido a suas reservas ao governo iraquiano, de orientação xiita e próximo a seu rival Irã.

Na semana passada ambos países anunciaram a criação de um Conselho de Cooperação conjunta para estreitar suas relações.

Nos últimos meses houve uma aproximação gradual após as visitas do ministro de Relações Exteriores saudita, Adel al Yubeir, ao Iraque em fevereiro e a do primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, a Riad em junho, à qual se seguiu um mês depois a do influente clérigo xiita iraquiano, Moqtada al Sadr.