Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Trump oferece relações bilaterais com quem quiser cumprir regras

Presidente Donald Trump discursa na cúpula do Apec nesta sexta-feira no Vietnã - Mark Schiefelbein/AP Photo
Presidente Donald Trump discursa na cúpula do Apec nesta sexta-feira no Vietnã Imagem: Mark Schiefelbein/AP Photo

Em Da Nang (Vietnã)

10/11/2017 06h15

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (10) que fortalecerá as relações bilaterais com qualquer um que deseje e respeite as regras, em discurso no Apec (Fórum de Cooperação Econômica a Ásia Pacífica, em Da Nang, no Vietnã.

"Nós não entraremos em grandes acordos que nos uniram. Devemos assegurar que todos estejam de acordo com as regras, o que agora nem todos fazem", manifestou Trump.

O líder americano declarou sua amizade a todos os países da região e lhes ofereceu um novo acordo que se baseie no tratamento "justo e recíproco" para fortalecer os laços e promover a prosperidade e segurança na região.

"Muitas oportunidades de benefício mútuo foram perdidas porque há pessoas que não podem ser confiáveis, que não seguem as regras. Não podemos e não permitiremos mais isso", acrescentou.

Trump afirmou que, no passado, os EUA abriram sua economia sem colocar condições, mas que essa atitude não foi correspondida, e denunciou que a Organização Mundial do Comércio admitiu a entrada de países que não cumpriram as normas da instituição.

O presidente americano chegou a Da Nang após o meio-dia (hora local) procedente de Pequim para apresentar no fórum sua visão para o "Indo-Pacífico", a nova terminologia utilizada para se referir a região "Ásia-Pacífico".

Esta é a primeira participação do presidente americano no Apec, após assumir o cargo em janeiro e tirar os EUA do Acordo de Associação Transpacífico (TPP) dois dias depois.