IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Paris será nova sede da Autoridade Bancária Europeia após o "Brexit"

20/11/2017 17h48Atualizada em 20/11/2017 18h05

Bruxelas, 20 nov (EFE).- Paris será a nova sede da Autoridade Bancária Europeia (EBA) após o "Brexit", a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A decisão foi tomada nesta segunda-feira em uma reunião do Conselho de Assuntos Gerais da UE, que mais cedo anunciou que Amsterdã sediará a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Paris, assim como Amsterdã, foi escolhida por sorteio na terceira rodada de votação. Na segunda, a capital francesa empatou com Dublin por 13 votos, um a menos que o necessário para ganhar a disputa.

Frankfurt, na Alemanha, sede do Banco Central Europeu, era uma das favoritas para sediar a EBA. No entanto, a cidade ficou fora da disputa na segunda rodada, quando recebeu apenas quatro votos.

A EBA, que conta com 159 funcionários, é responsável de garantir uma regulação e uma supervisão coerente dos bancos europeus. Os objetivos do órgão são manter a estabilidade financeira na UE, zelando pela integridade, eficiência e correto funcionamento do setor bancário dentro do bloco.

A França já era sede de quatro agências da UE, dois deles em Paris: a Autoridade Europeia de Valores e Mercados e o Instituto de Estudos de Segurança da UE.

A Comissão Europeia deve preparar as propostas legislativas para as mudanças, que precisarão da aprovação final dos países e da própria Eurocâmara.