Bolsas

Câmbio

China fecha única ponte que liga o país com a Coreia do Norte

Pequim, 24 nov (EFE).- A China fechou temporariamente a ponte que liga o país com a Coreia do Norte pela cidade de Dandong, para realizar "trabalhos de manutenção" no lado norte-coreano, confirmou nesta sexta-feira o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Geng Shuang.

"A parte da Coreia do Norte precisa de alguns trabalhos de manutenção na ponte, por isso a fechamos temporariamente. Assim que as obras terminarem, a ponte será aberta outra vez para o transporte", afirmou Geng em entrevista coletiva.

O porta-voz do Ministério explicou que a China fechou há poucos dias a chamada "Ponte da Amizade sino-coreana", que foi construída em 1943 e é uma das poucas vias que ligam por terra a Coreia do Norte com a China.

Precisamente, ela une a cidade chinesa de Dandong com a norte-coreana Sinujie e contorna o rio Yalu, cujo curso de 795 quilômetros forma mais da metade da fronteira entre China e Coreia do Norte.

Este viaduto foi o único que ficou de pé após o bombardeio dos Estados Unidos na Guerra da Coreia (1950-1953) para impedir o acesso de tropas chinesas em ajuda dos norte-coreanos, já que os demais que cruzavam o rio foram destruídos e não foram reconstruídos.

No ano de 2010, China e Coreia do Norte anunciaram a construção de uma nova ponte que cruzará o rio Yalu e será parte de outra estrada que ligará ambos os países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos