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"Uber chinês" compra aplicativo brasileiro para crescer na América Latina

04/01/2018 05h13

Pequim, 4 jan (EFE).- A empresa chinesa de transporte Didi Chuxing, equivalente ao Uber, anunciou nesta quinta-feira a aquisição do aplicativo brasileiro 99, o maior de mobilidade urbana do país, com o objetivo de acelerar seu crescimento na América Latina.

Esta operação, cujo os valores envolvidos não foram divulgados, faz parte do acordo que as duas companhias têm há um ano, quando Didi investiu US$ 100 milhões na empresa brasileira em troca de ocupar um cargo em seu Conselho de Administração e de oferecer suporte e assessoria estratégica em algumas áreas de negócio.

Cheng Wei, fundador e CEO da Didi, afirmou em um comunicado que a integração das equipes da sua empresa e da 99 permitirá levar para a América Latina "serviços de mobilidade mais conveniente e de maior valor acrescentado" e afirmou que o sucesso da 99 é exemplo do espírito empreendedor e inovador da região.

As equipes das duas empresas trabalharão em tecnologia de transporte inteligente, oferecendo aos passageiros melhores serviços de mobilidade, dando aos motoristas novas oportunidades de investimento, além de permitir que se instale nas cidades novas tecnologias de transporte baseado em "big data", informou a empresa chinesa.

A Didi considera que o Brasil é o mercado de internet móvel que mais cresce e que está operação "é um testemunho do momento de crescimento da nova indústria de mobilidade e do grande potencial que tem a região para a inovação".

Por sua vez, Peter Fernandez, CEO da 99, afirmou que as duas companhias agora serão apenas uma organização com um objetivo mais consistente, "melhorar a indústria do transporte e causar impacto na vida de milhares de milhões de pessoas em todo mundo".