IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Edimburgo é a melhor cidade britânica para se viver e trabalhar, diz estudo

15/03/2018 15h34

Edimburgo (R.Unido), 15 mar (EFE).- Edimburgo é a cidade mais atrativa do Reino Unido para se viver e trabalhar, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira que avaliou a qualidade de vida de 12 localidades britânicas.

O levantamento feito pelo Royal Mail, o serviço de correios do Reino Unido, levou em conta o custo da habitação, o acesso à educação e à saúde, a poluição, a existência de espaços verdes e a oferta cultural nos lugares analisados.

A cidade escocesa se situou à frente de Londres, que ainda assim obteve uma melhor pontuação quanto ao nível renda, emprego e atividade comercial.

Edimburgo foi bem avaliada pelo acesso à educação (na Escócia não são aplicadas as taxas universitárias como no restante do Reino Unido) e obteve ótima pontuação quanto a oportunidades de trabalho, ambiente empresarial, renda e acesso a zonas verdes, que ocupam o 28% da cidade.

A renda média em Edimburgo é de 578 libras esterlinas semanais (cerca de R$ 2,6 mil), a segunda mais alta após Londres. A capital escocesa também tem o segundo maior número de novas empresas, enquanto os custos dos escritórios são aproximadamente a metade dos de Londres e a taxa de emprego se situa em 70,8%.

A capital britânica, no segundo posto, tem renda média de 697 libras esterlinas semanais (cerca de R$ 3,2 mil) e um nível de ocupação de 73,7%, mas o preço da habitação e os custos para os negócios são os mais elevados do país.

A cidade inglesa de Bristol ficou em terceiro lugar, seguida por Newcastle, Manchester e Glasgow, de acordo com os resultados da pesquisa.

O representante da câmara municipal de Edimburgo Adam McVey disse que esses dados "mostram que é uma capital vibrante com uma economia diversa, uma população crescente e um grande potencial para o investimento".