IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Europeus pedem "esforço considerável" ao Mercosul em próxima rodada comercial

29/05/2018 13h58

Bruxelas, 29 mai (EFE).- A Comissão Europeia (CE) pediu nesta terça-feira que o Mercosul faça um "esforço considerável" durante a próxima rodada de negociações que ambos blocos manterão em relação com a conclusão de um acordo comercial, um processo no qual ainda restam obstáculos para resolver antes de chegar a um consenso.

Fontes europeias disseram que a rodada de negociações que acontecerá de 4 a 8 de junho em Montevidéu (Uruguai) será baseada nas "trocas construtivas" das últimas semanas, embora "ainda haja trabalho para fazer nos temas mais notáveis".

"Isto requereria um esforço considerável de nossos parceiros do Mercosul, notavelmente em carros, peças de carro, indicações geográficas, transporte marítimo e produtos lácteos", indicaram.

Os avanços durante as próprias discussões em Montevidéu determinarão "as ambições desta rodada", acrescentaram as fontes, que assinalaram que o seu resultado não se pode "prejulgar".

O último contato entre ambos blocos tinha sido uma "boa discussão em nível técnico" em meados de maio.

A União Europeia (UE) "aborda a rodada plenamente comprometido a conseguir progressos, com o objetivo de completar um acordo ambicioso e mutuamente beneficente com o Mercosul", agregaram.

A UE e o Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) negociam um acordo comercial desde 1999, mas as negociações estiveram completamente bloqueadas entre 2004 e 2010 e só foram retomadas de novo em 2016.