IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imprensa oficial acusa Trump de querer "chupar o sangue" da economia chinesa

20/06/2018 05h05

Pequim, 20 jun (EFE).- O jornal oficial "China Daily" acusou nesta quarta-feira o governo de Donald Trump de querer "chupar o sangue" da economia chinesa após a nova lista de tarifas a produtos importados chineses que quebram as negociações entre as duas potências para evitar uma guerra comercial.

Em um editorial de tom beligerante, o jornal criticou aos Estados Unidos por intensificarem seu ataque comercial contra a China, que perante a intimidação americana, "não tem mais escolha, a não ser lutar" com medidas destinadas a persuadir Trump, que "quer chupar o sangue" da economia chinesa.

"Pequim terá que se assegurar que Washington esteja ciente de que pagará um alto preço por cada ação que atingir a China se quiser evitar ser vítima da crescente sede de sangue da administração de Trump", afirmou o texto.

O Ministério do Comércio da China criticou as medidas de Trump com as quais "os EUA iniciaram uma guerra comercial e violou as leis do mercado", e advertiu que Pequim "terá que adotar novas medidas quantitativas e qualitativas" para proteger seus interesses.

As duas maiores economias do mundo estão imersas em uma escalada da tensão comercial pelas tarifas que os EUA estão impondo às importações chinesas, e que elevou a inquietação sobre seus possíveis efeitos negativos na economia global.

Na semana passada, Trump anunciou tarifas de 25% para 1,3 mil produtos chineses no valor de US$ 50 bilhões, aos que o gigante asiático respondeu com encargos idênticos.