PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Trump ameaça impor tarifas de 20% a todos os automóveis da UE

22/06/2018 12h25

Washington, 22 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira impor tarifas de 20% a todas as importações de veículos que venham da União Europeia (UE).

"Baseando-me nas tarifas e nas barreiras ao comércio que os Estados Unidos, as grandes companhias e os trabalhadores sofrem na União Europeia, se estas tarifas e barreiras não forem eliminadas em breve, estaremos aplicando uma tarifa de 20% sobre todos seus automóveis", afirmou Trump na sua conta do Twitter.

"Que os fabriquem aqui", acrescentou o líder em seu tuíte.

Esta advertência foi feita semanas depois que o Governo de Trump decidiu cancelar a isenção da UE às tarifas 25% para o aço e do 10% ao alumínio, uma medida que teve resposta desde Bruxelas com mais encargos.

Os EUA também decidiram então impor essas tarifas a outros dois parceiros comerciais importantes, como Canadá e México, países que também tinham eximido a princípio.

No caso de as tarifas dos veículos europeus serem finalmente aplicados, o setor do automóvel da UE seria golpeado "com força", segundo um estudo do Instituto de Viena para Estudos de Economia Internacional Comparada publicado em maio.

Esta não é a primeira vez que Trump ameaça com sancionar os veículos fabricados na Europa, já que em março fez o mesmo depois que a União Europeia assegurou que ia responder com contundência às tarifas impostas ao aço e ao alumínio.