IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia dos EUA avança a um ritmo de 2% no começo de 2018

28/06/2018 10h32

Washington, 28 jun (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 2% no primeiro trimestre de 2018, dois décimos abaixo do segundo cálculo realizado em maio deste ano, informou nesta quinta-feira o Governo.

O Departamento de Comércio publicou o último dos seus três cálculos sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e março nos EUA.

O número surpreendeu os analistas, que tinham antecipado uma leve melhoria do cálculo anterior para 2,3%.

De acordo com o relatório, a desaceleração no crescimento do PIB no primeiro trimestre refletiu a queda do consumo, as exportações, as despesas em nível estadual e local, e a despesa do governo federal, além da queda registrada no investimento fixo residencial.

De fato, a despesa dos consumidores, que nos EUA representa quase dois terços da atividade econômica, foi revisado para baixo de 1% para 0,9%, após a alta de 4,4% no trimestre anterior.

O investimento empresarial registrou, apesar disso, uma sólida alta, com um aumento na compra de bens de capital de 5,8% em vez dos 5,5% calculado previamente, o que reflete um otimismo das empresas no futuro econômico.

O último cálculo do primeiro trimestre está longe da promessa do presidente Donald Trump de levar o crescimento a uma taxa anual de 3%, impulsionado por um enorme plano de estímulo fiscal aprovado em dezembro do ano passado que inclui cortes de impostos para as empresas e, em menor medida, para os trabalhadores.