Kia amplia imagem nos EUA com apoio a eventos e artistas latinos
Washington, 13 jul (EFE).- Através de uma combinação arrojada de apoio a eventos esportivos e culturais junto com campanhas publicitárias icônicas, a Kia conseguiu ampliar a imagem da sua marca nos Estados Unidos.
Quando a marca sul-coreana chegou ao mercado americano, há mais de 20 anos, estava no final da lista de montadoras em termos de qualidade, preço, prestações e percepção entre os consumidores.
Em junho, o Estudo de Qualidade Inicial de J.D. Power (IQS), a análise de referência em termo de qualidade dos veículos vendidos nos Estados Unidos, certificou que a Kia é, pelo quarto ano consecutivo, a marca de produção em massa número 1, superando inclusive marcas de luxo como Porsche, Lexus e BMW.
Os executivos da Kia nos EUA se mostram especialmente orgulhosos do incrível salto qualitativo conseguido pela marca sul-coreana nas últimas duas décadas.
Mas, de forma paralela ao avanço dos veículos da Kia, parte do sucesso da marca nos Estados Unidos, e especialmente no mercado hispânico, está sendo seu apoio a eventos esportivos e culturais em combinação com campanhas publicitárias que mudaram a imagem clássica da companhia.
Um exemplo é o patrocínio da Kia à The Association, uma liga de futebol de salão de Los Angeles cujas equipes são formadas por músicos, artistas, projetistas e diretores criativos de empresas como Space X, Beats by Dr. Dre e Red Bull.
Em 5 de julho, quando foi disputada a final da liga, a Kia convidou para o evento Sara Sandoval, uma artista de origem mexicana que criou as camisas dos jogadores do jogo das estrelas da The Association.
Sandoval tornou-se um dos rostos do movimento dos "dreamers" ("sonhadores") - jovens em situação irregular que chegaram aos EUA como crianças - há quatro meses, quando revelou em seu canal no YouTube, "Simply Sara Art", a sua situação legal no país.
Sandoval nasceu no México e se mudou para os Estados Unidos com os pais quando tinha um ano de idade. Na ensino médio, foi informada que, por um equívoco do advogado da família, estava de forma irregular no país, apesar de seus irmãos serem cidadãos americanos plenos.
Apesar de sua situação, Sandoval tornou-se uma famosa grafiteira, com milhares de seguidores em seus canais no YouTube e no Instagram.
"Realmente gosto que The Association (Kia e Adidas) esteja me dando esta oportunidade. Como a maioria dos 'dreamers', só quero ser tratada como qualquer outro cidadão e ter as mesmas oportunidades", declarou Sandoval em entrevista à Efe.
Sandoval reconheceu que seu status migratório "basicamente criou" sua arte.
"Ajudou-me a me distrair e a me sentir livre em um momento no qual não me sentia assim. Antes da Lei de Fomento ao Progresso, a Assistência e a Educação para Menores Estrangeiros, não podia trabalhar, não podia utilizar o PayPal para vender minha arte e não podia monetizar meu canal do YouTube", explicou.
Por isso, a artista disse que o apoio que recebeu da Kia através da criação das camisas da The Association é muito importante.
"Me honra a cada vez que alguém está interessado na minha arte. Ainda mais quando é uma companhia ou um evento que me ajudará a fazer com que a minha arte seja vista inclusive por mais pessoas", ressaltou.
O apoio da Kia a Sandoval não é o único da marca sul-coreana a jovens artistas hispânicos nos Estados Unidos.
No ano passado, a Kia patrocinou a excursão por algumas das principais cidades americanas das blogueiras latinas Ada Rojas e Rocío Mora.
Para falar do "problema" de seu cabelo encaracolado, Rojas e Mora aproveitaram para montar um espetáculo itinerante com foco nos estereótipos que existem na sociedade americana sobre o que representa ser uma mulher latina em geral, e especialmente afro-latina.
Para a Kia, o patrocínio destes artistas e espetáculos, que talvez outras grandes marcas evitam por serem muito arrojados, se transformou em uma poderosa ferramenta.
Um porta-voz da montadora afirmou à Efe que a Kia é uma marca jovem e inovadora. "Nossos consumidores latinos são muito importantes para nós, e proporcionar experiências únicas que apoiam seus interesses da mesma forma que a sua comunidade é a razão pela qual fazemos estes tipos de eventos", declarou.
"Nossa visão é continuar apoiando comunidades diversas, brindando-as com eventos gratuitos que inspiram, assim como continuar fabricando automóveis de qualidade com o melhor valor, design e o mais novo em tecnologia", acrescentou a companhia.
Quando a marca sul-coreana chegou ao mercado americano, há mais de 20 anos, estava no final da lista de montadoras em termos de qualidade, preço, prestações e percepção entre os consumidores.
Em junho, o Estudo de Qualidade Inicial de J.D. Power (IQS), a análise de referência em termo de qualidade dos veículos vendidos nos Estados Unidos, certificou que a Kia é, pelo quarto ano consecutivo, a marca de produção em massa número 1, superando inclusive marcas de luxo como Porsche, Lexus e BMW.
Os executivos da Kia nos EUA se mostram especialmente orgulhosos do incrível salto qualitativo conseguido pela marca sul-coreana nas últimas duas décadas.
Mas, de forma paralela ao avanço dos veículos da Kia, parte do sucesso da marca nos Estados Unidos, e especialmente no mercado hispânico, está sendo seu apoio a eventos esportivos e culturais em combinação com campanhas publicitárias que mudaram a imagem clássica da companhia.
Um exemplo é o patrocínio da Kia à The Association, uma liga de futebol de salão de Los Angeles cujas equipes são formadas por músicos, artistas, projetistas e diretores criativos de empresas como Space X, Beats by Dr. Dre e Red Bull.
Em 5 de julho, quando foi disputada a final da liga, a Kia convidou para o evento Sara Sandoval, uma artista de origem mexicana que criou as camisas dos jogadores do jogo das estrelas da The Association.
Sandoval tornou-se um dos rostos do movimento dos "dreamers" ("sonhadores") - jovens em situação irregular que chegaram aos EUA como crianças - há quatro meses, quando revelou em seu canal no YouTube, "Simply Sara Art", a sua situação legal no país.
Sandoval nasceu no México e se mudou para os Estados Unidos com os pais quando tinha um ano de idade. Na ensino médio, foi informada que, por um equívoco do advogado da família, estava de forma irregular no país, apesar de seus irmãos serem cidadãos americanos plenos.
Apesar de sua situação, Sandoval tornou-se uma famosa grafiteira, com milhares de seguidores em seus canais no YouTube e no Instagram.
"Realmente gosto que The Association (Kia e Adidas) esteja me dando esta oportunidade. Como a maioria dos 'dreamers', só quero ser tratada como qualquer outro cidadão e ter as mesmas oportunidades", declarou Sandoval em entrevista à Efe.
Sandoval reconheceu que seu status migratório "basicamente criou" sua arte.
"Ajudou-me a me distrair e a me sentir livre em um momento no qual não me sentia assim. Antes da Lei de Fomento ao Progresso, a Assistência e a Educação para Menores Estrangeiros, não podia trabalhar, não podia utilizar o PayPal para vender minha arte e não podia monetizar meu canal do YouTube", explicou.
Por isso, a artista disse que o apoio que recebeu da Kia através da criação das camisas da The Association é muito importante.
"Me honra a cada vez que alguém está interessado na minha arte. Ainda mais quando é uma companhia ou um evento que me ajudará a fazer com que a minha arte seja vista inclusive por mais pessoas", ressaltou.
O apoio da Kia a Sandoval não é o único da marca sul-coreana a jovens artistas hispânicos nos Estados Unidos.
No ano passado, a Kia patrocinou a excursão por algumas das principais cidades americanas das blogueiras latinas Ada Rojas e Rocío Mora.
Para falar do "problema" de seu cabelo encaracolado, Rojas e Mora aproveitaram para montar um espetáculo itinerante com foco nos estereótipos que existem na sociedade americana sobre o que representa ser uma mulher latina em geral, e especialmente afro-latina.
Para a Kia, o patrocínio destes artistas e espetáculos, que talvez outras grandes marcas evitam por serem muito arrojados, se transformou em uma poderosa ferramenta.
Um porta-voz da montadora afirmou à Efe que a Kia é uma marca jovem e inovadora. "Nossos consumidores latinos são muito importantes para nós, e proporcionar experiências únicas que apoiam seus interesses da mesma forma que a sua comunidade é a razão pela qual fazemos estes tipos de eventos", declarou.
"Nossa visão é continuar apoiando comunidades diversas, brindando-as com eventos gratuitos que inspiram, assim como continuar fabricando automóveis de qualidade com o melhor valor, design e o mais novo em tecnologia", acrescentou a companhia.
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