PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

PIB da China cresce 6,7% no segundo trimestre de 2018

16/07/2018 00h46

Pequim, 16 jul (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da China subiu 6,7% no segundo trimestre de 2018, dois décimos acima do alvo de crescimento traçado pelo Governo para este ano, anunciou nesta segunda-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).

Este indicador se desacelerou levemente em relação ao crescimento de 6,8% registrado no primeiro trimestre de 2018, algo previsto pelos analistas.

O porta-voz do ONE, Xing Zhihong, detalhou em entrevista coletiva em Pequim os dados econômicos da segunda maior economia relativos à primeira metade do ano, na qual ainda não se reflete o impacto das novas tarifas às importações chinesas impostas pelo governo dos Estados Unidos.

"Teremos que esperar e ver o impacto específico que tem a guerra comercial", afirmou o porta-voz, advertindo que estes encargos afetarão ambas as potências, mas também a economia global.

O impacto, embora na sua opinião será "limitado", se verá durante a segunda metade deste ano.

Neste sentido, Xing destacou que o comércio exterior chinês cresceu 7,9% durante os seis primeiros meses do ano, enquanto o superavit comercial caiu 26,7%, devido sobretudo ao aumento de 11,5% das importações.

Ele também destacou que o bom momento da economia chinesa se reflete na baixa taxa de desemprego, que em zonas urbanas ficou em junho em 4,8%, sem mudanças em relação ao mês anterior.

As vendas no varejo também registraram um crescimento importante, segundo destacou Xing, ao passar de 8,5% em maio para 9% em junho.