IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA esperam fechar acordo com o México sobre o Nafta nesta semana

22/08/2018 21h13

Washington, 22 ago (EFE).- O governo dos Estados Unidos espera fechar nesta semana um acordo com o México sobre a renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

"(As negociações) Não acabaram ainda, mas estamos otimistas de que poderemos chegar a um acordo nesta semana", disse nesta quarta-feira um funcionário do alto escalão do governo americano que pediu para não ser identificado.

Segundo a fonte ouvida pela Agência Efe, o Canadá decidiria posteriormente se quer participar do acordo entre EUA e México.

O secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo, se reuniu hoje com o representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, para discutir detalhes do acordo. Os dois voltarão a se encontrar amanhã para dar sequência às negociações.

Também participou da reunião Jesús Seade, escolhido pelo presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, para acompanhar as negociações.

Sobre o Canadá, o funcionário do governo americano disse que o primeiro-ministro Justin Trudeau tem uma "decisão a tomar".

"Mas acreditamos que eles voltarão à mesa de negociação com um espírito mais construtivo para que possamos firmar um acordo também com eles", disse a fonte ouvida pela Efe.

No entanto, o funcionário da Casa Branca reiterou que Trump está disposto a substituir o Nafta por acordos bilaterais se não houver acordo com o Canadá.

"O que o presidente nos disse diretamente é que ele está aberto a simplesmente fazer um acordo bilateral com o México", afirmou.

O México quer fechar um acordo antes do fim de agosto porque isso permitiria que o pacto fosse assinado pelo presidente Enrique Peña Nieto, que deixa o poder no próximo dia 1º de dezembro.