IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA e México estão a ponto de anunciar acordo sobre o NAFTA

27/08/2018 11h42

Washington, 24 ago (EFE).- As conversas entre Estados Unidos e México para avançar a renegociação do Tratado de Livre-comércio da América do Norte (NAFTA) podem terminar já nesta segunda-feira, embora ainda haja "um tema importante" para resolver, afirmou em Washington o secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo.

"Provavelmente está marcado na agenda (o anúncio hoje do fechamento das conversas bilaterais), mas vou terminar a minha negociação. Há um tema muito importante para resolver", disse Guajardo aos jornalistas na entrada do Escritório do Representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer,

As palavras de Guajardo, que ficou em Washington todo o fim de semana para continuar as negociações, chegam após o presidente americano, Donald Trump, afirmar no último sábado que poderia haver um "grande" acordo com o México "em breve", ao qual o Canadá deveria se somar.

O impulso para reabrir o NAFTA, considerado até então um sucesso na integração comercial pelos governos dos três países vizinhos, foi a chegada à Casa Branca de Trump em 2017, que o qualificou em reiteradas ocasiões como um "desastre".

No entanto, e após várias rodadas de negociação e encontros de trabalho, não houve avanços substanciais.

O NAFTA, um acordo em vigor desde 1994 entre México, Canadá e EUA, engloba mais de US$ 1 bilhão anuais.