PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

China anuncia imposição de sobretaxa às exportações dos EUA

18/09/2018 13h27

(Corrige título e lead)

Pequim, 18 set (EFE).- O Ministério do Comércio da China anunciou nesta terça-feira a imposição de uma sobretaxa às exportações americanas de R$ 60 bilhões, em resposta às novas tarifas de US$ 200 bilhões que os Estados Unidos determinaram ontem para as exportações chinesas.

A China irá impor sobretaxas de entre 5% e 10% (os analistas ventilavam que poderiam ser de até 25%) a 4 mil tipos de produtos.

"Apesar da forte oposição da China e da apresentação de queixas formais, os Estados Unidos insistiram em adotar uma postura equivocada, violando as normas da Organização Mundial do Comércio", afirmou o órgão.

De acordo com o comunicado do Ministério do Comércio, as medidas tarifárias americanas "ameaçam os interesses econômicos e a segurança da China", por isso o governo se viu obrigado a agir "para defender os direitos legítimos e os interesses da economia chinesa".

As novas tarifas entrarão em vigor no próximo dia 24, mesma data em que começarão a valer as medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra as exportações chinesas.

A imposição mútua de sobretaxas aumenta a guerra comercial entre as duas principais economias do mundo, iniciada depois que Trump acusou a China de manter um superávit comercial excessivo com os Estados Unidos e pressionou para uma rápida redução.