ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Moody's melhora nota da dívida de Portugal

12/10/2018 22h21

Lisboa, 12 out (EFE).- A agência de classificação de riscos Moody's melhorou nesta sexta-feira em um grau a nota da dívida soberana de Portugal, de "Ba1" para "Baa3", o que fez os títulos do país perderem o nível "lixo", como já tinham feito as agências Fitch e Standard & Poor's (S&P).

A Moody's, que colocou a dívida portuguesa com perspectiva "estável", disse em comunicado que sua decisão se deve principalmente à tendência de diminuição sustentável da dívida pública, "com riscos limitados de que seja revertida".

A agência espera que a dívida pública caia para 116% do PIB em 2021 - fechou 2017 em 124,7% - e considera que sua tendência de redução será mantida "relativamente robusta" em relação a riscos mais prováveis, incluindo um aumento das taxas de juros.

Também foi destacada a "significativa melhora fiscal" nos últimos anos - com um déficit que tem se mantido desde 2016 em 3% ou abaixo - e os progressos na reestruturação de alguns dos bancos com mais problemas.

"A recuperação dos gastos com investimentos, o reequilíbrio da economia para o comércio e a melhora da estabilidade política e bancária elevaram o crescimento potencial em Portugal a cerca de 1,5%, mais forte que nos últimos anos (0,3% entre 2010 e 2017)", disse a agência.

A Moody's foi a primeira das três grandes agências de classificação de risco que colocou a dívida portuguesa em grau especulativo, em julho de 2011, e foi a última a voltar a recomendar investimento em seus títulos.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia