IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Barril do Brent fecha em forte queda de 4,24%

23/10/2018 16h45

Londres, 23 out (EFE).- O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro fechou nesta terça-feira em forte queda de 4,24% no mercado de futuros de Londres, cotado a US$ 76,44.

O petróleo do Mar do Norte, de referência na Europa, terminou o pregão no International Exchange Futures (ICE) US$ 3,39 abaixo do valor final da sessão de ontem.

O valor do Brent voltou ao patamar registrado no final de agosto, influenciado por indícios de que a Arábia Saudita resistirá à queda na oferta global que será provocada pelas sanções dos Estados Unidos às exportações do Irã.

"O preço do petróleo caiu depois que a Arábia Saudita confirmou que terá um papel responsável e construtivo no mercado energético global", afirmou David Madden, analista da CMC Markets.

Os investidores temeram nos últimos dias que as tensões diplomáticas causadas pelo assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi levassem Riad a ameaçar cortar a produção de petróleo, o que poderia fazer os preços disparar.

O mercado interpretou hoje que essa possibilidade foi afastada, pelo menos por enquanto, segundo o analista.

Nas últimas semanas, a perspectiva de uma queda das exportações do Irã levou o preço do Brent a um nível que não era registrado desde 2014.

Alguns grandes produtores, como Arábia Saudita e Rússia, tinham manifestado a intenção de aumentar a extração para contribuir para atenuar o déficit de barris provocado pelas sanções.