IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Avião realiza aterrissagem de emergência ajudado pela Força Aérea de Portugal

12/11/2018 14h18

Lisboa, 12 nov (EFE).- Um avião da companhia holandesa Transavia com 149 passageiros a bordo aterrissou nesta segunda-feira no aeroporto português de Faro (sul) ajudado por dois caças da Força Aérea de Portugal após ser detectada uma emergência depois da decolagem desde a Ilha da Madeira.

Em comunicado, a Força Aérea portuguesa informou que o avião "comunicou problemas de pressurização quando realizava a rota para Amsterdã, por isso que foi desviado e aterrissou de forma segura no aeroporto de Faro às 12h51 GMT (10h51, em Brasília).

O avião, que tinha decolado do aeroporto de Funchal, no arquipélago de Madeira, foi escoltado por duas caças F-16 que saíram de uma base aérea situada em Leiria, 150 quilômetros ao norte de Lisboa.

É o segundo caso de emergência aérea que acontece no espaço aéreo português em 24 horas, já que caças da Força Área também tiveram que escoltar na tarde do domingo a um avião da Air Astana com seis tripulantes que teve uma falha crítica nos sistemas de navegação e controle de voo.

A aeronave tinha decolado de Alverca (ao norte de Lisboa) e, após ser constatada uma emergência e solicitar aterrissar no mar, conseguiu tocar terra na terceira tentativa no aeroporto de Beja (sudeste).

O ministro de Defesa português, João Gomes Cravinho, publicou uma mensagem em seu perfil do Twitter na qual afirmou que é "muito raro" ter duas emergências em tão curto espaço de tempo, mas destacou que "a Força Aérea estava preparada".