IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China construirá túnel subaquático para trens de alta velocidade

Trecho entre as cidades de Ningbo e de Zhoushan que contará com um túnel subaquático - Reprodução/Google Maps
Trecho entre as cidades de Ningbo e de Zhoushan que contará com um túnel subaquático Imagem: Reprodução/Google Maps

Em Pequim

23/11/2018 02h18

A China construirá seu primeiro túnel subaquático para trens de alta velocidade na província de Zhejiang, informa nesta sexta-feira (23) o jornal oficial China Daily.

O projeto cobrirá 16,2 quilômetros em uma rota de quase 70 que conectará a cidade de Ningbo com a de Zhoushan, situada na ilha homônima, explicaram as autoridades locais.

Os trens foram desenvolvidos para viajar a uma velocidade de 250 quilômetros por hora, e reduzirão a duração do trajeto entre ambas cidades da uma hora e meia atual para apenas meia hora.

Até agora, para viajar de Ningbo a Zhoushan era necessário tomar uma ponte que percorria várias ilhas até entrar pela parte setentrional da ilha, enquanto a cidade encontrava-se no sul.

Zhejiang, província situada ao sul de Xangai, foi uma das primeiras regiões da China a construir linhas de ferrovia de alta velocidade.

Esses tipos de linhas já somam 25.000 quilômetros no país asiático, uma extensão que equivale a 60% do total mundial.

Nos últimos anos, os trens de alta velocidade figuraram entre os grandes protagonistas dos planos de infraestruturas chineses, com projetos como a linha Pequim-Xangai (a mais rápida do mundo com trechos nos quais alcança 350 quilômetros por hora) e a conexão de Hong Kong com a rede nacional de ferrovia.