IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump anuncia segunda rodada de subsídios para setor agrícola dos EUA

17/12/2018 21h14

Washington, 17 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira um segundo pacote de subsídios ao setor agrícola do país, uma medida que faz parte do plano de US$ 12 bilhões divulgado em julho.

"Hoje cumpro minha promessa de defender nossos agropecuaristas de represálias comerciais injustificadas por parte de nações estrangeiras", escreveu Trump em mensagem no Twitter.

"Autorizei o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, a implementar a segunda rodada de Pagamentos de Facilitação de Mercado. Nossa economia é mais forte do que nunca. Estamos juntos a nossos agricultores", afirmou o presidente americano.

A ajuda faz parte do plano lançado de US$ 12 bilhões em julho para compensar os agricultores e pecuaristas prejudicados pelas tarifas de outros países sobre produtos americanos em represálias às sobretaxas comerciais aplicadas por Trump.

Perdue afirmou na época que a solução era de curto prazo para permitir que Trump tivesse tempo para trabalhar em acordos duradouros que beneficiassem a agricultura e a economia dos EUA.

O pacote de subsídios é destinado principalmente aos produtores de soja, de leite e de carne de porco, setores mais prejudicados pelas tarifas impostas por China e outros países.

Trump afirmou na última sexta-feira que pode chegar em breve a um acordo comercial com a China. As declarações de Trump vieram depois de Pequim anunciar uma desaceleração de sua produção industrial e a suspensão da aplicação de tarifas adicionais a produtos americanos.

Durante a cúpula do G20, na Argentina, Trump e o presidente da China, Xi Jinping, acertaram uma trégua de 90 dias na guerra comercial entre os dois países.