IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maior gestora de fundos do mundo adverte de conjuntura internacional instável

18/01/2019 15h12

Nova York, 18 jan (EFE).- A gestora de fundos americana BlackRock, a maior do mundo, advertiu nesta sexta-feira em carta aos seus clientes da crescente instabilidade da conjuntura econômica internacional e dos mercados, com o mal-estar social, os nacionalismos e a xenofobia como principais efeitos.

Em carta assinada por seu diretor executivo, Larry Fink, a firma - que anunciou demissões recentemente e que nesta semana divulgou resultados piores que os esperados - constata que a sociedade recorre cada vez mais às empresas para resolver seus problemas, com muita pressão sobre as companhias para solucionar temas relacionados com o meio ambiente, a aposentadoria e a desigualdade.

"As companhias terão de encarar as dificuldades entranhadas em uma conjuntura financeira própria da fase final do ciclo, como o aumento da volatilidade, que pode estimular a adoção de enfoques orientados a maximizar as rentabilidades de curto prazo em detrimento do crescimento de longo prazo", alertou Fink na carta.

Além disso, o diretor executivo da BlacRock destaca a necessidade da liderança corporativa para solucionar alguns destes assuntos, como a aposentadoria e as mudanças tecnológicas no mercado de trabalho.

Entre os propósitos da empresa em relação a 2019 se encontram uma governança corporativa que amplie a diversidade, a remuneração que a empresa promove no longo prazo, os riscos e oportunidades no plano ambiental e a gestão de capital humano. EFE