IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arábia Saudita suspende importações de frango de 5 frigoríficos brasileiros

22/01/2019 16h30

São Paulo, 22 jan (EFE).- A Arábia Saudita suspendeu as importações de carne de frango de cinco frigoríficos do Brasil, entre eles unidades de JBS e BRF, informaram fontes do setor nesta terça-feira.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com essa medida se reduz de 30 para 25 o número de unidades com autorização para exportar para a Arabía Saudita, o maior comprador de carnes de frango do país.

O Ministério da Agricultura brasileiro não comentou diretamente a suspensão, mas informou em nota oficial que "tomou conhecimento" de uma decisão da Arábia Saudita que autoriza "25 estabelecimentos brasileiros como exportadores de carne de frango para esse país".

Segundo a nota, a aprovação de tais unidades é resultado de uma missão que o país árabe enviou ao Brasil em outubro de 2018, quando "foram visitados frigoríficos, fazendas e fábricas".

A pasta também afirmou que as 25 unidades autorizadas foram responsáveis no ano passado por 63% do volume das exportações de carne de frango à Arábia Saudita, o que representa a venda de um total de 437 mil toneladas.

A ABPA explicou que, embora o Brasil conte com 58 frigoríficos habilitados para exportar para a Arábia Saudita, "somente 30 estavam embarcando produtos efetivamente".

"As razões informadas para a não-autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos e, portanto, planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações", acrescentou a ABPA em nota. EFE