Reportagem da "Rede Record" ganha prêmio Rei da Espanha de Televisão
Madri, 31 jan (EFE).- O júri dos Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha concedeu nesta quinta-feira o prêmio na categoria Televisão ao jornalista Marcelo Magalhães e equipe pela reportagem "Piratas da Amazônia", transmitida pela "Rede Record" no dia 1º de março do ano passado.
Os membros do júri avaliaram a qualidade "extraordinária" e a estrutura "excelente" de um trabalho bastante jornalístico e "louvável", de acordo com o registro oficial. Além disso, destacaram a dificuldade de obter os depoimentos em vídeo e a fotografia "extraordinária, muito atenta aos detalhes, com planos muito expressivos".
"A edição de som deixa a reportagem muito atrativa. Baseada no som ambiente, a música e os efeitos sonoros. A edição e a pós-produção dão ao trabalho uma grande uniformidade", enfatizou o júri.
A matéria investigativa apresenta detalhes "inéditos" sobre o sequestro de um casal de americanos na Amazônia, em 2017, que ganhou repercussão no mundo todo, e mostra como os grupos de piratas impõem medo aos habitantes da região.
Entrevistados pelo programa, Adam e Emily Harteau revelaram que ela foi violentada por um pirata quando a balsa onde estavam com as filhas pequenas foi atacada.
Eles estavam de férias e foram atacados na região de Breves, no estado do Pará.
Marcelo Magalhães, que já conquistou o prêmio Rei da Espanha em 2016 por uma reportagem de TV sobre a exploração sexual de mulheres, é editor do Núcleo de Reportagens Especiais da "Record" em São Paulo desde julho de 2014.
Durante dois anos, entre 2012 a 2014, foi editor-chefe do "RedeTV News", principal telejornal da "RedeTV". Cobriu os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 como repórter e apresentador dos jornais "RedeTV Esporte" e "RedeTV News".
Ele também trabalhou como editor de texto de programas locais e nacionais da "Rede Globo" entre 2003 e 2009.
Marcelo Magalhães é graduado em Jornalismo e tem uma pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação, ambas pela PUC-MG. O jornalista já ganhou vários prêmios de jornalismo.
O prêmio para reportagem de Televisão é de 6 mil euros e uma escultura de bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.
Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha são oferecidos pela Agencia Efe e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), com o patrocínio do Grupo Suez.
O júri é liderado pelo presidente da Efe, Fernando Garea, e formado por jornalistas espanhóis e de outras nacionalidades. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.