IPC nos EUA se manteve sem mudanças em janeiro
Washington, 13 fev (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos Estados Unidos permaneceu estável em janeiro em relação ao mês anterior, enquanto a taxa anualizada caiu de 1,9% para 1,6%, anunciou nesta quarta-feira o governo.
O nível anualizado é o menor em um ano e meio, e mostra como as pressões inflacionárias têm se debilitado nos EUA.
O núcleo da inflação, que exclui os preços da energia e alimentos pela sua volatilidade, subiu 0,2% em janeiro, e no acumulado dos últimos 12 meses ficou em 2,2%.
Os dados divulgados pelo Departamento de Trabalho americano estão levemente abaixo das expectativas dos analistas, que previam uma alta de 0,1%.
A estabilidade de preços se deu em grande medida pela notável redução dos preços da gasolina, que caíram 5,5% em janeiro.
Por outro lado, os dos alimentos aumentaram 0,2% e os de saúde cresceram também 0,2%.
O arrefecimento nos preços nos EUA dá margem de manobra para o Federal Reserve (Fed) em seu plano de moderação na alta da taxa de juros, depois que seu presidente, Jerome Powell, afirmou que o banco central pode ser "paciente" antes de realizar o próximo ajuste no preço do dinheiro.
O Fed manteve na faixa entre 2,25% e 2,5% as taxas de juros em sua primeira reunião de 2019, e os analistas preveem que não haverá movimentos pelo menos até o segundo semestre deste ano. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.