IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Xi se reúne com emissários dos EUA em 3ª rodada de reuniões comerciais

15/02/2019 09h58

Pequim, 15 fev (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu nesta sexta-feira em Pequim com o representante de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e com o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, como parte da terceira rodada de negociações entre os dois países para pôr fim à disputa comercial.

Xi recebeu os dois emissários americanos no Grande Palácio do Povo para realizar um gesto similar ao que fez o presidente americano, Donald Trump, que se reuniu com os representantes chineses durante a segunda rodada das conversas realizada em Washington.

A terceira rodada terminou hoje em Pequim após dois dias de reuniões de alto nível nas quais participaram o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, pela parte chinesa, e Lighthizer e Mnuchin pela americana.

No entanto, nem os órgãos oficiais nem os veículos de imprensa chineses adiantaram ainda o resultado do encontro, mas o jornal chinês "Global Times" destacou o fato de que ambas as partes fizeram fotografias que refletem "boas vibrações".

O jornal de Hong Kong "South China Morning Post" noticiou, citando fontes familiares com o tema, que houve "progressos" nas negociações, mas não o suficiente para carimbar um acordo definitivo, o que daria lugar a uma quarta rodada de conversas que aconteceria na semana que vem em Washington.

Mnuchin, por sua vez, publicou hoje no Twitter que ele e Lighthizer mantiveram "reuniões produtivas" com o vice-primeiro-ministro chinês, e incluiu na mensagem uma fotografia das duas delegações.

Esta é a terceira reunião frente a frente entre representantes dos dois países desde que Xi e Trump chegaram a um acordo em 1º de dezembro para uma trégua de 90 dias, o que significa que o prazo para fechar um pacto comercial definitivo expira em 1º de março. EFE