Chipre anuncia uma das maiores descobertas de gás natural do mundo
Nicósia, 28 fev (EFE).- O governo do Chipre anunciou nesta quinta-feira a maior descoberta de gás natural de sua história e a terceira mais importante do mundo, em um bloco marítimo de sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
O denominado campo "Glafkos", localizado no bloco de prospecção 10, conteria, de acordo com os dados preliminares, entre 5 e 8 trilhões de pés cúbicos do hidrocarboneto, disse o ministro de Energia do Chipre, Georgios Lakkotrypis, em entrevista coletiva conjunta com a companhia energética americana ExxonMobil, que explora o bloco com autorização de Nicósia.
"São resultados encorajadores em uma área de exploração fronteiriça", disse Steve Greenlee, presidente da ExxonMobil Exploration, que acrescentou que "o potencial energético para os mercados regional e global do recurso recém-descoberto será avaliado mais adiante".
Esta descoberta é a segunda de gás natural no Chipre, após a primeira em 2011 no poço "Afrodite", cujas reservas de gás chegam a 4,5 trilhões de pés cúbicos.
O Chipre, em sua costa sul, dispõe de uma área de prospecção de 51 mil quilômetros quadrados, dividida em 13 blocos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.