IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Espanha prevê duplicar missões comerciais do exterior em 2019

07/03/2019 12h40

Madri, 7 mar (EFE).- As autoridades comerciais da Espanha preveem quase duplicar este ano as chamadas "missões inversas" para trazer ao país empresas estrangeiras interessadas em importar produtos espanhóis para que conheçam seus potenciais sócios.

A diretora da entidade pública Instituto de Comércio Exterior (ICEX), María Peña, declarou nesta quinta-feira que esta iniciativa tem tido cada vez mais sucesso, dentro do objetivo de aumentar as empresas espanholas internacionalizadas, a categoria de setores e mercados da sua atividade e o valor agregado das suas exportações.

A previsão é de "praticamente duplicar" as missões inversas (122 programadas e um aumento anual de 85%), com a ideia de "trazer o importador potencial para que conheça a realidade espanhola", explicou María.

A Espanha costuma ser o segundo destino dos investimentos latino-americanos fora da região, depois dos Estados Unidos, especialmente por parte do México e do Brasil, mas também da Colômbia e do Chile.

Em todo caso, 8,4% das atividades previstas pelo ICEX para este ano continuarão destinadas aos EUA; e 4,1%, à China, mas 3% serão dirigidos ao México (o quinto maior investidor na Espanha) e 1,24% ao Brasil.

No total, o ICEX programou 1.685 atividades este ano nos seus 103 escritórios; 10,67% serão dirigidas à América do Norte; e 11,84% a América do Sul e Central e o Caribe. EFE