Venezuela anuncia restabelecimento total do fornecimento de energia elétrica
Caracas, 13 mar (EFE).- O ministro de Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou nesta quarta-feira que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em 100% depois do blecaute que afetava quase todo o país desde quinta-feira, assim como a retomada das atividades profissionais que estavam suspensas desde sexta-feira.
"No dia de hoje está completamente restituído, em 100%, o serviço de energia elétrica em nível nacional", disse Rodríguez, após reconhecer que restam algumas áreas com falhas relacionadas com "sabotagens locais" que já estão sendo atendidas.
Por meio da emissora estatal "VTV", o ministro indicou que, excepcionalmente, as atividades escolares continuarão suspensas por mais 24 horas, mas que as atividades de todo o setor público e privado serão retomadas amanhã, depois de terem ficado suspensas nos quatro dias úteis anteriores.
Rodríguez anunciou também a implementação de novos exercícios militares, frequentes no país caribenho, para este final de semana como uma "ação integral para a proteção do povo e dos serviços estratégicos da nação".
Estas manobras serão "dirigidas a um processo de proteção integral de todo o nosso Sistema Elétrico Nacional (SEN) e do nosso sistema de águas", acrescentou o ministro, reiterando a versão governamental que acusa os Estados Unidos e a oposição local pelo blecaute de quinta-feira.
"Para evitar que voltem a acontecer no futuro novo ataques de ação criminosa do terrorismo da extrema-direita venezuelana e dos seus donos na administração do governo dos EUA", completou Rodríguez.
Os exercícios, segundo explicou, implicarão no desdobramento de toda a força militar venezuelana "ao redor das 114 estações de prestação de serviço de energia elétrica" do país "para empreender um processo estratégico de proteção" dessas instalações. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.