PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Brasil é o país americano que mais movimenta mercadoria com a Espanha por mar

18/03/2019 12h02

Madri, 18 mar (EFE).- O Brasil é o país das Américas que mais movimenta mercadorias com a Espanha por via marítima, com 26,8 milhões de toneladas em 2018, à frente de Estados Unidos (24 milhões) e México (12,9 milhões), informou nesta segunda-feira a entidade pública espanhola Puertos del Estado em comunicado.

O tráfego portuário entre a Espanha e o continente americano aumentou 5,8% no ano passado em comparação com o exercício anterior, superando 106,5 milhões de toneladas de mercadorias.

Do total de toneladas de mercadorias movimentadas com as Américas, mais de 45% corresponderam a países da América do Sul (48,2 milhões de toneladas), região na qual o Brasil é o principal mercado, seguido, de longe, pela Colômbia, com 7,6 milhões.

O Brasil respondeu por mais de 55% do total de mercadorias da região com origem e destino na Espanha, com um aumento anualizado de 3%, frente a uma redução média de 4% no conjunto dos países da região.

Das mercadorias movimentadas com a América do Sul em 2018, cerca de 28% (13,4 milhões de toneladas) estavam em trânsito e o Brasil respondia por 61% delas (8,2 milhões de toneladas), o que situa os portos espanhóis "em condições vantajosas para cumprir inumeráveis funções relacionadas com o transporte e a logística", segundo a nota.

O continente americano disputa a segunda posição na classificação por volumes de mercadorias que passam pela Espanha com a África, com 107,4 milhões de toneladas de mercadorias em 2018, um crescimento de 0,9% em relação ao ano anterior.

O ranking é liderado pela Europa, com 248,4 milhões de toneladas em 2018, 1,7% a mais que em 2017.

O Brasil receberá a partir de amanhã em São Paulo e até 21 de março o mais importante evento de logística do continente, Intermodal South America.

A Puertos del Estado participará da feira junto de uma grande representação de autoridades portuárias espanholas e empresas.

Sob a marca "Ports of Spain" e com o lema "Once you're there, you're everywhere in Europe" ("Uma vez que você está ali, está em qualquer lugar da Europa", em tradução livre do inglês), a entidade pública espanhola pretende consolidar a percepção da Espanha como conexão ideal para atrair não só as mercadorias de importação e exportação para o próprio país e o restante da Europa, mas também como base para o trânsito marítimo. EFE