IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rede de pizzarias Papa John's contrata Shaquille O'Neal como diretor

22/03/2019 14h52

Nova York, 22 mar (EFE).- A rede de pizzarias americana Papa John's Pizza, cujo fundador e presidente renunciou no ano passado após ter feito um comentário racista, contratou o ex-jogador de basquete Shaquille O'Neal como novo integrante do conselho de administração.

A empresa do Kentucky anunciou em comunicado que Shaq agora faz parte da diretoria, que nunca contou com um integrante negro, e se tornou investidor de nove restaurantes na cidade de Atlanta, na Geórgia, além de embaixador da marca.

"Desfrutei verdadeiramente dos produtos de qualidade do Papa John's durante anos e estou emocionado por ajudar a elevar sua marca até novas alturas", disse o ex-jogador da NBA, que quer contribuir para "construir uma melhor cultura" corporativa na empresa.

Papa John's passou por uma turbulência desde que foi noticiado que o então presidente e fundador da marca, John Schnatter, usou em uma conferência telefônica a palavra "nigger", que tem conotação negativa nos Estados Unidos e simboliza a história de segregação racial do país.

Após a renúncia de Schnatter em 2018, uma reportagem da revista "Forbes" revelou a cultura corporativa de masculinidade tóxica impulsionada na empresa pelo fundador, que admitiu ter assinado acordos de confidencialidade com duas mulheres. Uma delas o acusou de assédio sexual.

A rede tentou limpar a própria imagem desvinculando-se de Schnatter, estratégia que agora continua com a contratação de um nome de destaque da comunidade negra do país, Shaquille O'Neal.

O atual presidente e diretor executivo do Papa John's, Steve Ritchie, destacou que "além da sua perspicácia empreendedora, Shaquille entende como construir conexões duradouras com os consumidores e dar energia aos funcionários".

O ex-jogador, nascido em Atlanta, onde estão as nove pizzarias nas quais investiu, também é proprietário de dois restaurantes no país, Big Chicken e Shaquille's, conta uma franquia da rede de donuts Krispy Kreme Doughnuts e já administrou outras 27 unidades da rede de fast-food Five Guys.

Papa John's, a terceira maior rede de pizzarias do mundo, contratou outros cinco novos diretores neste ano, entre eles Jocelyn Mangan, fundadora do empreendimento sem fins lucrativos Him for Her, que luta pela inclusão de mulheres nas cúpula das empresas. EFE