Obras de ponte internacional entre Brasil e Paraguai começarão em maio
Assunção, 26 abr (EFE).- A Itaipu Binacional aprovou nesta sexta-feira o cronograma de gastos para a segunda ponte internacional entre Brasil e Paraguai sobre o rio Paraná, cujo início das obras está previsto para maio e conta com um investimento estimado de US$ 75 milhões.
A aprovação por parte do Conselho Administrativo da represa, que é compartilhada pelos dois países, faz com que agora corresponda às respectivas autoridades decidir a data exata do início das obras da ponte, que ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco.
"Isso significa que já se esgotou a instância administrativa nos estamentos de Itaipu para a construção da ponte, e fica a cargo dos presidentes, através dos respectivos chanceleres, determinar o dia e a hora do início da construção", disse José Alberto Alderete, diretor do lado paraguaio da hidrelétrica.
A ponte, cuja construção gerará de 300 a 400 postos de trabalho para brasileiros e paraguaios, terá 760 metros de comprimento e 19,80 metros de largura, segundo um comunicado da Itaipu Binacional.
A nota ressalta que a construção representará um polo de desenvolvimento para o (departamento paraguaio de) Alto Paraná, assim como um grande passo na integração entre Brasil e Paraguai.
A estrutura foi projetada para suportar tráfego pesado, e por isso a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, segunda maior cidade do Paraguai, será destinada exclusivamente para o trânsito leve e turístico.
A Itaipu também financiará a ponte entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Chaco paraguaio, sobre o rio Paraguai.
Para ambos os projetos, é estimado um investimento total de US$ 270 milhões. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.