IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obras de ponte internacional entre Brasil e Paraguai começarão em maio

26/04/2019 17h21

Assunção, 26 abr (EFE).- A Itaipu Binacional aprovou nesta sexta-feira o cronograma de gastos para a segunda ponte internacional entre Brasil e Paraguai sobre o rio Paraná, cujo início das obras está previsto para maio e conta com um investimento estimado de US$ 75 milhões.

A aprovação por parte do Conselho Administrativo da represa, que é compartilhada pelos dois países, faz com que agora corresponda às respectivas autoridades decidir a data exata do início das obras da ponte, que ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco.

"Isso significa que já se esgotou a instância administrativa nos estamentos de Itaipu para a construção da ponte, e fica a cargo dos presidentes, através dos respectivos chanceleres, determinar o dia e a hora do início da construção", disse José Alberto Alderete, diretor do lado paraguaio da hidrelétrica.

A ponte, cuja construção gerará de 300 a 400 postos de trabalho para brasileiros e paraguaios, terá 760 metros de comprimento e 19,80 metros de largura, segundo um comunicado da Itaipu Binacional.

A nota ressalta que a construção representará um polo de desenvolvimento para o (departamento paraguaio de) Alto Paraná, assim como um grande passo na integração entre Brasil e Paraguai.

A estrutura foi projetada para suportar tráfego pesado, e por isso a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, segunda maior cidade do Paraguai, será destinada exclusivamente para o trânsito leve e turístico.

A Itaipu também financiará a ponte entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Chaco paraguaio, sobre o rio Paraguai.

Para ambos os projetos, é estimado um investimento total de US$ 270 milhões. EFE