Índia é ultrapassada pela China como maior economia em crescimento do mundo
Nova Délhi, 31 mai (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da Índia cresceu 5,8% no primeiro trimestre do ano, o que representa um retrocesso de quase um ponto em relação ao trimestre anterior e seu pior crescimento nos últimos cinco anos, o que fez o país ser ultrapassado pela China como maior economia em crescimento do mundo, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Escritório Central de Estatísticas (CSO).
O governo indiano também revisou para 6,8% a previsão de crescimento econômico no ano fiscal até março, um retrocesso com relação aos 7,2% do período anterior.
A divulgação dos números coincidiu com a apresentação do novo gabinete do primeiro-ministro, Narendra Modi, e a designação de Nirmala Sitharaman como nova ministra de Finanças.
Sitharaman herda de seu antecessor a crise de desemprego e o descontentamento pela retirada de bilhetes, que em 2016 provocou uma crise de liquidez no país e causou fissuras no seio do Banco de Reserva da Índia (RBI, órgão emissor).
A pasta estava, até agora, nas mãos de Arun Jaitley, que pediu que Modi ficasse fora da repartição entre rumores de uma deterioração de seu estado de saúde.
A história de crescimento da Índia, o segundo país mais populoso do mundo depois da China, foi uma das mais inspiradoras apesar do fato de que, ao contrário da maioria dos demais Estados asiáticos, o crescimento econômico do país não ter criado muitos postos de trabalho e nem impulsionado a exportação. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.