IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China e Estados Unidos retomarão negociações sobre guerra comercial

20/06/2019 06h52

Pequim, 20 jun (EFE).- Delegações da China e dos Estados Unidos se reunirão novamente para retomar as negociações, através das quais tentam resolver a guerra comercial travada entre as duas potências há mais de um ano, confirmaram nesta quinta-feira as autoridades chinesas.

O porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, disse em entrevista coletiva que "os chefes das equipes econômicas e comerciais das duas partes se comunicarão de acordo com as instruções" oferecidas pelos líderes dos dois países.

Embora não tenha dado mais detalhes, o porta-voz afirmou que a postura do país asiático a respeito do conflito não mudou e reivindicou que os EUA "resolvam as principais preocupações da China" nas próximas rodadas de negociações e que estas são realizadas "em pé de igualdade".

Este anúncio acontece pouco depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciasse que se reuniria com o mandatário chinês, Xi Jinping, durante a cúpula do G20 que será realizada nos próximos dias 28 e 29, em Osaka, no Japão.

Os dois líderes mantiveram uma conversa telefônica ontem na qual Trump mostrou sua confiança de que a comunicação entre as equipes de negociação servirá para encerrar a disputa "o mais rápido possível", enquanto Xi lembrou que as relações bilaterais passaram por "algumas dificuldades" ultimamente.

E embora tanto Pequim como Washington falassem de "progressos substanciais" e vazassem informações sobre um acordo próximo, a última rodada de conversas, realizada no mês passado, terminou com a interrupção temporária da negociação. EFE