IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Libra alcança valor mínimo de 2019 devido à fraqueza do consumo

09/07/2019 09h26

Londres, 9 jul (EFE).- A libra alcançou nesta terça-feira seu valor mínimo em 2019, ao ser cotada a 1,112 euro, uma queda de 0,37%, devido à fraqueza do consumo no Reino Unido, segundo os analistas.

A moeda britânica, que desde o referendo do Brexit de 2016 caiu cerca de 15%, retrocedia também no mercado de Londres frente ao dólar, 0,42% nesse caso, até situar-se em US$ 1,246.

As vendas no varejo no Reino Unido, que são medidas pelo Consórcio do Varejo Britânico (BRC, na sigla em inglês), registrou uma contração anual das vendas em junho de 1,6%.

Os analistas não descartam uma possível recessão da economia britânica no segundo trimestre do ano, o que representaria a primeira queda econômica do Reino Unido desde o final de 2012.

O país vive uma situação de incerteza pelo Brexit - a saída do país da União Europeia (UE), prevista para o próximo 31 de outubro - sem que esteja claro se esse divórcio será finalizado com ou sem acordo com o bloco europeu.

O Reino Unido terá no final deste mês um novo primeiro-ministro, após a anunciada renúncia em junho de Theresa May como líder conservadora e chefe do governo, por não conseguir que o parlamento aprovasse o acordo do Brexit negociado com a UE.

Os candidatos a suceder May à frente do governo são o ex-ministro das Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, o grande favorito, e o atual titular do Foreign Office, Jeremy Hunt. EFE