BC corta juros para 6% ao ano, e Selic atinge menor taxa histórica
Brasília, 31 jul (EFE).- O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros (Selic) pela primeira vez em 16 meses, de 6,% para 6%, o menor patamar da série histórica, iniciada em 1986.
A decisão, tomada de forma unânime pelo Copom, se baseia em projeções de que a economia brasileira finalmente começará a se recuperar após a grave recessão de 2015 e 2016.
"Indicadores recentes da atividade econômica sugerem possibilidade de retomada do processo de recuperação da economia brasileira. O cenário do Copom supõe que essa retomada ocorrerá em ritmo gradual", disse o comitê em comunicado.
A redução dos juros pode incentivar tanto o consumo como os investimentos das empresas e promover o crescimento do país.
O Brasil vive uma lenta recuperação econômica depois da forte recessão que sofreu em 2015 e 2016, com uma queda de quase 7 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2017 e 2018, o país registrou crescimento de 1,1%, e para este ano analistas do mercado financeiro preveem um avanço de menos de 1%.
De acordo com o Banco Central, embora o cenário externo seja positivo, há riscos associados a uma desaceleração da economia global. A instituição também disse não temer que a redução dos juros possa provocar um aumento da inflação no Brasil. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.