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Apple apresenta iPhone 11, iPad de 7ª geração e Watch Series 5

10/09/2019 16h09

Cupertino (EUA), 10 set (EFE).- A Apple apresentou nesta terça-feita os novos modelos de iPhones, iPads e Watches em um evento especial realizado no Steve Jobs Theater, que fica no campus construído pela empresa em Cupertino, na Califórnia.

A principal novidade do evento especial de hoje, transmitido pela primeira vez ao vivo no YouTube, foi o iPhone 11. Mas grande parte das inovações do modelo já haviam sido antecipadas pela imprensa especializada, como vem ocorrendo nos últimos lançamentos da empresa.

São três novos modelos de iPhones - o iPhone 11, o iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max.

O iPhone 11, evolução do XR, vem com duas lentes na câmera da parte posterior, uma grande-angular e uma ultra-grande-angular - com um zoom óptico de 2x, ambas colocadas dentro de um quadrado que modifica parcialmente o design já clássico do aparelho.

Já o iPhone Pro e o iPhone Pro Max, como esperado, vêm pela primeira vez com três lentes na câmera traseira, todas com 12 megapixels - uma teleobjetiva, uma grande-angular e uma ultra grande-angular, que garantem um zoom óptico de até 4x. A principal diferença entre eles é o tamanho. Enquanto o Pro tem um tela super retina OLED de 5,8 polegadas, o Pro Max tem 6,5 polegadas.

Todos os três vêm equipados com o novo chip A13 Bionic, classificado pela Apple como o CPU e o GPU mais rápidos já instalados em um smartphone. Além disso, a empresa promete que os novos modelos terão melhor autonomia de bateria em relação à geração anterior. No Pro Max, a diferença chega a cinco horas na comparação com o iPhone XS Max.

A Apple dedicou grande parte do evento para mostrar inovações no tratamento de imagens por meio de inteligência artificial, que já vem integrada no telefone. A ferramenta permite, por exemplo, melhorar a qualidade de imagens tremidas ou capturadas em condições de pouca luz.

Os novos iPhones já estão disponíveis em pré-venda na próxima sexta-feira, chegando às lojas dos Estados Unidos no próximo dia 20. Os preços são US$ 699, US$ 999 e US$ 1099, respectivamente. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

A empresa dirigida por Tim Cook também apresentou hoje o Apple Watch Series 5, que traz como principal novidade uma tela que permanece sempre ligada, com redução do brilho quando não está sendo utilizada. Nos modelos anteriores, os visores ficavam apagados se não estivessem na posição correta ou se não fosse ativado com os dedos.

O relógio também possui uma bússola integrada, 18 horas de autonomia de bateria, faz chamadas internacionais em caso de emergência. No entanto, um rumor sobre a inclusão de um sistema de monitoramento de sono, um dos mais comentados pela imprensa especializada antes do evento, não se confirmou.

Os preços da nova geração do Apple Watch se manteve em relação ao Series 4. Nos Estados Unidos, eles serão vendidos a partir de US$ 400, e US$ 500 para o modelo com GPS + Cellular. A pré-venda começa hoje, com os modelos disponíveis nas lojas em 20 de setembro.

O evento foi aberto com a apresentação do iPad de sétima geração, que tem como principais novidades uma tela retina de 10,2 polegadas, maior do que a de 9,7 polegadas do modelo anterior, e um chip A10 Fusion, que a Apple promete ser duas vezes mais rápido que os notebooks mais populares dos Estados Unidos.

Quem comprar o novo iPad, que custará US$ 329, levará para casa um ano de assinatura gratuita do Apple TV+. A promoção é válida para os Estados Unidos e ainda não há previsão de chegada do tablet ao Brasil.

O próprio Apple TV+ ganhou data de lançamento no evento especial realizado hoje pela empresa. O serviço de streaming da Apple entra no ar no dia 1º de novembro, em mais de 100 países, com preço de US$ 4,99 nos Estados Unidos, com período de testes de sete dias.

Já o Apple Arcade, a plataforma de jogos da companhia, será lançada em 19 de setembro, para mais de 150 países - incluindo o Brasil -, pelo mesmo preço da Apple TV+. Os usuários ainda terão 30 dias para experimentar o serviço gratuitamente antes de assiná-lo.

Depois da apresentação dos produtos, Cook voltou ao palco para anunciar que a Apple Store da Quinta Avenida, loja que virou um ponto turístico de Nova York, será reaberta no próximo dia 20, mesma data de lançamento dos iPhones, após dois anos de reformas. EFE