IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Banco Central Europeu reduz previsão de crescimento da UE para 1,1%

12/09/2019 10h58

Frankfurt (Alemanha) 12 set (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) reduziu nesta quinta-feira em 0,1 ponto percentual, para 1,1%, as previsões de crescimento da economia da União Europeia (UE) em 2019.

Em entrevista coletiva após a reunião do Conselho de Governo do BCE, o presidente da instituição, Mario Draghi, disse que a inflação deste ano no bloco será de 1,2%, uma redução em relação aos 1,3% projetados em junho.

O BCE também reduziu as previsões de crescimento do bloco em 2020 para 1,2%. No cálculo feito há três meses, a expectativa da instituição era que a economia da UE se expandiria 1,4% no próximo ano.

Draghi disse que os dados mais recentes mostram um enfraquecimento mais prolongado da economia da zona do euro, o que se refletiu nas projeções feitas pelo BCE para os próximos anos.

Para tentar reaquecer a economia do bloco, o BCE anunciou hoje duas medidas de estímulo. A primeira delas é redução em 0,5% a taxa de juros cobrada dos bancos. Além disso, instituição informou que retomará as compras de títulos da dívida da zona do euro a um ritmo de US$ 20 bilhões por mês a partir de novembro. EFE