IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China e EUA retomarão negociações comerciais na próxima semana

13/09/2019 07h23

Xangai (China), 13 set (EFE).- Duas equipes de trabalho dos Estados Unidos e China se reunirão na próxima semana para retomar as negociações comerciais que buscam acabar com a guerra comercial protagonizada pelos dois países, de acordo com confirmações do vice-primeiro-ministro chinês, Liu He.

A agência oficial de notícias chinesa "Xinhua" informou na noite de quinta-feira da reunião em Pequim entre Liu com o presidente do Conselho Empresarial EUA-China (USCBC, na sigla em inglês), Evan Greenberg.

Neste encontro, Liu confirmou que os grupos de trabalho das duas partes se reunirão a próxima semana e terão "discussões sérias" sobre a balança comercial, acesso ao mercado, proteção dos investidores e outras questões de interesse comum.

O vice-primeiro-ministro destacou aos americanos a boa recepção na China da última decisão dos EUA de adiar um aumento das tarifas, que estava previamente agendado para 1º de outubro.

"O mundo inteiro espera ver progressos nas consultas comerciais entre China e Estados Unidos", disse Liu, enquanto Greenberg afirmou que "o setor empresarial dos Estados Unidos não quer ver um aumento nas tarifas e espera que os dois países resolvam suas diferenças mediante consultas e restabeleçam o comércio bilateral à normalidade".

Na última quarta-feira, o presidente americano Donald Trump confirmou que atrasará um aumento planejado das tarifas de 25% a 30% de produtos chineses no valor de US$ 250 bilhões para evitar o aumento das tensões comerciais antes do Dia Nacional da China, no dia 1º de outubro, que é também o 70º aniversário da fundação da República Popular da China.

Na reunião da próxima semana, as duas delegações começarão a preparar a reunião convocada em Washington para o início de outubro, uma das últimas oportunidades para resolver a guerra comercial que as duas economias mantêm, iniciada no início de 2018. EFE