IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

AIE avisa que, por enquanto, mercado possui reservas suficientes de petróleo

18/09/2019 11h14

Paris, 18 set (EFE).- A Agência Internacional de Energia (AIE) reagiu nesta quarta-feira aos ataques contra duas plataformas de petróleo na Arábia Saudita no último sábado e enviou uma mensagem de tranquilidade, garantindo que, "por enquanto", os mercados contam com reservas suficientes.

"Os países-membros da AIE têm cerca de 1,5 bilhões de barris de emergência em agências de reserva controladas pelo governo, o que equivale a 15 dias de demanda global de petróleo", afirmou a organização em comunicado.

Segundo a agência, esses estoques podem ser usados coletivamente em situações de emergência e seriam "mais do que suficientes para compensar qualquer falha significativa nos suprimentos" por um longo período de tempo.

A isso se somam os depósitos suplementares obrigatórios que os países-membros devem manter e que incluem cerca de 650 milhões de barris que podem ser colocados no mercado "imediatamente" se os governos reduzirem seus requisitos de armazenamento.

Além disso, eles também possuem 2,9 bilhões de barris de emergência para uso industrial, suficientes para cobrir a demanda global de um mês.

Os executivos da agência mantiveram contato contínuo com as autoridades sauditas após o ataque do último sábado e aplaudiram hoje a decisão do ministro da Energia, o príncipe Abdulaziz bin Salman, de reativar a produção suspensa após o golpe.

"Eventos recentes lembram que a segurança do petróleo não pode ser tomada como garantida, mesmo quando os mercados contam com bom abastecimento, e que a energia é um pilar indispensável da economia global", disse o diretor da agência, Fatih Birol. EFE