IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Portugal tem novos 571 casos e 9 mortes por Covid-19

08/05/2020 16h59

Lisboa, 8 mai (EFE).- Portugal registrou nesta sexta-feira 571 casos de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, e nove mortes, em dia marcado pela aprovação do governo do país de um manual para o funcionamento de restaurantes, bares e cafés.

De acordo com o balanço apresentado hoje pelas autoridades locais, o total de infecções sobe para 27.268, e o de óbitos chega a 1.114.

Diante da situação de redução nas curvas de contágio e falecimento, o governo português prepara a segunda fase de relaxamento de medidas restritivas, com a operação do comércio alimentício, que até aqui só funcionava para entregas.

Restaurantes, bares e cafés poderão funcionar com, no máximo, 50% da capacidade de cientes. Apenas poderão se sentar na mesma mesa pessoas que convivem diariamente.

A Direção Geral de Saúde do país está orientando proprietários e gerentes de estabelecimentos que procurem usar áreas abertas e manter funcionamento o serviço de entregas à domicílio. Fica proibido o sistema de 'self service', em que o cliente monta o próprio prato.