OMC prevê que comércio mundial cairá 9,2% em 2020
O comércio mundial dá sinais de recuperação em meio à profunda crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 e, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), deverá fechar 2020 com uma queda de 9,2%.
A OMC, que em abril havia estimado uma retração do setor de 12,9% este ano, divulgou nesta terça-feira seus novos cálculos, que incluem projeções para 2021, ano em que a entidade espera um crescimento no volume do comércio mundial equivalente a 7,2%, ainda insuficiente para restaurar os padrões anteriores a crise provocada pelo novo coronavírus.
Em abril, estas expectativas de crescimento para o próximo ano eram maiores e apontavam para um expressivo avanço de 21,3%, o que indica que as previsões atuais contemplam um cenário de "recuperação fraca" para o futuro próximo.
A organização também prevê uma redução de 4,8% do PIB mundial em 2020, que seria compensada por um aumento de 4,9% em 2021.
"Uma nova onda da Covid-19, que exija novos confinamentos poderia reduzir o crescimento do PIB mundial em dois a três pontos percentuais e subtrair 4% do crescimento do comércio de mercadorias esperado para 2021", disse o vice-diretor geral da OMC, Xiaozhun Yi.
Os prejuízos no setor do comércio internacional não foram maiores, em grande parte, devido à demanda constante por suprimentos médicos e ao aumento registrado na procura por aparelhos eletrônicos e bens tecnológicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.