PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Brasil ocupa 26ª posição em ranking de recuperação pós-pandemia com 37 países

Brasil ocupa 26ª posição em ranking de recuperação pós-pandemia com 37 países - iStock
Brasil ocupa 26ª posição em ranking de recuperação pós-pandemia com 37 países Imagem: iStock

16/12/2020 17h18

Genebra, 16 dez (EFE).- O Brasil ocupa a 26ª posição em um ranking de recuperação da crise gerada pela pandemia da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, que avaliou as 37 maiores economias do planeta.

O estudo mede 11 variáveis, como a digitalização econômica e a robustez das redes pública de saúde e sociais, além da abertura dos mercados a investimentos e a chegada de novos setores, organizando os países quanto a preparação e a adaptabilidade.

O Brasil ocupa a segunda posição entre os países da América Latina, ficando atrás do Chile, que é o 24º no geral. Na região, também entraram no ranking a Argentina, 30ª colocada, e o México, que ocupa o 36º e penúltimo lugar, apenas a frente da Turquia.

Os cinco primeiros lugares no ranking elaborado pelo Fórum Econômico Mundial são Finlândia, Suécia, Dinamarca, Holanda e China. Entre outras potências globais, a Alemanha está no nono lugar, imediatamente seguido pelos Estados Unidos, que está em décimo.

Na avaliação, o Brasil parece em penúltimo quanto a infraestrutura para a educação.

O índice foi desenvolvido através de pesquisas com empresários nas diferentes economias, com a medição de 11 variáveis diferentes em cada país.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, estes pontos têm sido fundamentais na luta contra a pandemia e continuarão ser no período seguinte, no que a organização passou a chamar de "A Grande Recuperação".