IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Espanha e Reino Unido chegam a princípio de acordo sobre Gibraltar

31/12/2020 14h17

Madri, 31 dez (EFE).- A ministra das Relações Exteriores da Espanha, Arancha González Laya, anunciou nesta quinta-feira um princípio de acordo com o Reino Unido que permitirá a aplicação de políticas e programas da União Europeia (UE) a Gibraltar, assim como o tratado de Schengen e um regime aduaneiro sobre tráfego e transporte de mercadorias.

Em entrevista coletiva, a ministra destacou que este princípio de acordo também incorpora medidas de concorrência leal nos campos fiscal, ambiental e social.

"Estamos derrubando barreiras para construir uma área de prosperidade compartilhada", disse González Laya, além de ressaltar que, com o que foi pactuado, o tratado de "Schengen será aplicado a Gibraltar com a Espanha como parte responsável".

Além disso, as fronteiras no porto e no aeroporto do território britânico localizado no sul da Espanha serão substituídas por postos de controle Schengen e durante um período de transição de quatro anos, a Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras (Frontex) ajudará nessa tarefa.

Depois de fechar este princípio de acordo com o Reino Unido, a Espanha terá que pedir à União Européia que consolide o tratado, que González Laya espera que fique pronto em seis meses.

Espanha e Reino Unido se viram obrigados a chegar a um acordo sobre Gibraltar antes do final desta quinta-feira para evitar um "Brexit rígido" na fronteira, o que implicaria um controle da entrada e saída de bens e pessoas, com exceção dos trabalhadores transfronteiriços registrados como tal.

Cerca de 15.000 trabalhadores e 200 caminhões cruzam a fronteira entre a Espanha e Gibraltar todos os dias, e para os municípios espanhóis que fazem fronteira com a colônia britânica, a relação econômica representa um quarto de seu Produto Interno Bruto e aporta cerca de 120 milhões de euros por ano.