Joe Biden toma posse e se torna o 46º presidente dos Estados Unidos
Às 11h50 (horário local; 13h50 de Brasília), Biden fez a promessa de "preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos".
"Assim Deus me ajude", afirmou o novo presidente americano.
Biden fez o juramento de posse sobre a mesma Bíblia que usou ao longo de sua carreira política e que está em sua família desde 1893.
O agora governante havia contado pela última vez com essa Bíblia para ser empossado em 2013 para seu segundo mandato como vice-presidente dos EUA, cargo que ocupou de 2009 a 2017 com Barack Obama como presidente.
Obama compareceu à posse de Biden, assim como outro ex-presidente e correligionário de ambos no Partido Democrata, Bill Clinton, e o sucessor deste último no poder, o republicano George W. Bush.
O juramento de posse foi feito pelo juiz John Roberts, presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos.
A posse contou com um pequeno público devido aos protocolos para prevenir infecções pelo coronavírus, e com um esquema de segurança sem precedentes na história dessa cerimônia, com até 25.000 militares destacados em Washington.
A cidade está em alerta máximo desde o último dia 6, quando centenas de apoiadores radicais do então presidente Donald Trump invadiram o Capitólio, um acontecimento que chocou o país e teve saldo de cinco mortos, incluindo um policial.
Quebrando uma tradição presidencial, Trump não compareceu à posse de seu sucessor e embarcou rumo a sua mansão na Flórida. Já o agora ex-vice-presidente Mike Pence participou da cerimônia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.