IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Joe Biden toma posse e se torna o 46º presidente dos Estados Unidos

20/01/2021 18h27

Washington, 20 jan (EFE).- Joe Biden tornou-se nesta quarta-feira o 46º presidente da história dos Estados Unidos, ao tomar posse diante das escadarias do Capitólio, em Washington, em uma cerimônia marcada por fortes medidas de segurança.

Às 11h50 (horário local; 13h50 de Brasília), Biden fez a promessa de "preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos".

"Assim Deus me ajude", afirmou o novo presidente americano.

Biden fez o juramento de posse sobre a mesma Bíblia que usou ao longo de sua carreira política e que está em sua família desde 1893.

O agora governante havia contado pela última vez com essa Bíblia para ser empossado em 2013 para seu segundo mandato como vice-presidente dos EUA, cargo que ocupou de 2009 a 2017 com Barack Obama como presidente.

Obama compareceu à posse de Biden, assim como outro ex-presidente e correligionário de ambos no Partido Democrata, Bill Clinton, e o sucessor deste último no poder, o republicano George W. Bush.

O juramento de posse foi feito pelo juiz John Roberts, presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos.

A posse contou com um pequeno público devido aos protocolos para prevenir infecções pelo coronavírus, e com um esquema de segurança sem precedentes na história dessa cerimônia, com até 25.000 militares destacados em Washington.

A cidade está em alerta máximo desde o último dia 6, quando centenas de apoiadores radicais do então presidente Donald Trump invadiram o Capitólio, um acontecimento que chocou o país e teve saldo de cinco mortos, incluindo um policial.

Quebrando uma tradição presidencial, Trump não compareceu à posse de seu sucessor e embarcou rumo a sua mansão na Flórida. Já o agora ex-vice-presidente Mike Pence participou da cerimônia.