IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senado dos EUA aprova Buttigieg como secretário do Transporte

02/02/2021 21h36

Washington, 2 fev (EFE).- O Senado americano aprovou nesta terça-feira a nomeação de Pete Buttigieg como secretário do Transporte, tornando-se a primeira pessoa homossexual assumida a ocupar um posto no gabinete de governo dos Estados Unidos.

Buttigieg foi aprovado com 86 votos a favor e 13 contra. O jovem político, de 39 anos, já habia recebido na semana passada o apoio do Comitê de Comércio do Senado, com 21 votos a favor e três contra.

O ex-prefeito de South Bend, no estado de Indiana, foi um dos pré-candidatos à presidência dos EUA nas primárias do Partido Democrata. No dia 16 de dezembro, foi indicado pelo presidente Joe Biden para o Departamento do Transporte.

Naquela ocasião, ao ser apresentado formalmente por Biden em Wilmington, no estado do Delaware, como o escolhido para o departamento, Buttigieg celebrou o fato de poder assumir abertamente a homossexualidade e ser indicado ao cargo.

Aos 39 anos, Buttigieg também se tornou o secretário mais jovem da história dos Estados Unidos. No novo cargo, ele terá a meda de reconstruir a deteriorada infraestrutura pública do paós, após os dois governos anteriores, de Donald Trump e Barack Obama, terem fracassado em seus ambiciosos projetos de investimentos no setor.

O meio ambiente e a luta contra a crise climática também necessitarão a atenção do Departamento do Transporte, que deverá focar no fomento do mercado de veículos elétricos.