Cazaquistão aprova Plano de Desenvolvimento Nacional válido até 2025
O documento foi assinado pelo presidente do país, Kasym-Jomart Tokayev e prevê um aumento anual do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 5%.
O Plano aponta, na nova redação, a necessidade de nivelar as consequências da chamada "coronacrise" e de consolidar a economia cazaque, com o objetivo de superar o "ponto sem retorno", para uma trajetória de crescimento econômico.
O texto inicial, de 2018, previa um crescimento econômico anual variando de 4,1 a 5% até 2025, mas "ao criar uma nova realidade, a ação da pandemia e a globalização da recessão alteraram as previsões de desenvolvimento do Cazaquistão", por isso, agora, o projeto é de recuperar o panorama.
No ano passado, o PIB da antiga república soviética caiu 2,6%, depois de alcançar em 2019 o patamar de 4,5% de alta. Para 2021, com o novo plano, a meta é alcançar 5% de crescimento.
Segundo o documento assinado hoje, o déficit orçamentário não deverá superar a marca de 3% do PIB e a dívida soberana não deverá exceder 50% do PIB até 2025.
Em matéria de inflação, o objetivo para 2025 é situá-la entre 3% e 4%. EFE
kk-bsi/bg
(foto)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.